quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Primeiras Lições de casa

A expectativa para a chegada do primeiro dia de lição de casa foi grande. Isadora esta super feliz com a novidade. Se achando grande e sentindo que é um momento importante da vida dela essa tal primeira série. E eu com as perguntas já borbulhando na cabeça: Qual o melhor horário para ela fazer a lição? Como devo conduzir a novidade? Como conversar com a Ditinha sobre o assunto? Isadora numa fase cheia de novidades e o Martin? Como lidar com ele para ele não sentir muito ciumes? A casa estava preparada. Escrivaninha no quarto, material à disposição para a tarefa... Quando chegaram as primeiras lições, a coisa foi mais confusa e difícil do que eu imaginava. Conversei com a Ditinha que devemos ajudar o mínimo possível. A professora precisa enxergar os erros do aluno e não é fácil saber a forma como ajudar sem resolver a lição para a criança. Ditinha falou para a Isadora que não iria poder ajudar na lição e eu falei para ela que era melhor ela fazer a lição de tarde antes de eu chegar: chego no horário que temos que jantar, escovar os dentes para ir dormir, sobra muito pouco tempo livre! Acho que essas duas informações juntas deixaram ela sem chão logo no primeiro dia pois ela chegou em casa e chorou muito,  ficou brava e enrolou para fazer a lição. No segundo dia cheguei em casa e eles estavam jogando Lince, joguei um pouco com eles e no jantar perguntei como tinha sido a lição e ela não tinha feito. Fez cansada e tarde da noite, indo dormir mais tarde. As coisas ainda não se ajeitaram com essa novidade!!!

Um comentário:

  1. Eu já passei por essa novidade em casa: Teté cursando 1º ano e achando que está fazendo faculdade rsrs. É uma delicia ve-los nessa nova fase né ?

    Eu caminhei como você: Estipulei um horário para a lição que é essencial (inclusive é uma orientação que psicologas e pedagogas dão).

    Uma coisa que eu acho que ajuda muito é a Isadora opinar sobre o melhor horario de fazer a lição. Quando eles participam das decisões fica mais fácil da gente cobrar caso descumpram com o combinado. O comprometimento é maior e ela não poderá dizer que você que quer assim, etc...

    É bom tb vc deixar bem claro que a obrigação tem de vir antes da diversão. Depois das brincadeiras, tem um descanso e aí pode partir para lição de casa, que não dura muito tempo.

    Como a teté estuda a tarde (ainda continua no mesmo horario ) ela chega por volta das 18h30, eu queria muito acompanha-la mas fica dificil, se ela me esperar chegar do serviço para ajuda-la dormiria muito tarde, e ela nao gosta muito que o Robson a ajude, então a deixo fazer no outro dia, cedo, com minha mãe...

    Nos finais de semana, brincavamos de "Escolinha" aí repassava com ela o conteúdo aprendido na sala de aula, mas hoje, com ela no 3º ano acha q ela quer fazer isso ? nem pensar rsrsrs

    Bj,

    Elis

    ResponderExcluir