quinta-feira, 7 de abril de 2011

Aprendendo

BUXA MAODITA E MELEQENTA 
QE QER ME COMER COM PIMENTA
BEBI ESA POSÃO
DE XIXI DE BARATA COM FARIHNA DE MOSCA MISTURADA NO CAUDERÃO

A lição da Isadora hoje foi a mais complexa que eu acompanhei. Ela tinha que ler um texto e escrever outro, não só copiar ou escrever palavras mas criar, bolar. Bolar uma fórmula mágica para se proteger de uma bruxa. Como foi difícil!!! Ela queria rimar e achei que primeiro deveria pensar no que queria escrever e depois por no papel se não, não ficaria satisfeita e como guardar na cabeça o que esta bolando sem rascunhar?  Chegou uma hora que eu já estava cansada de tentar memorizar com ela as palavras que ela ia colecionando e comecei a escrever. Depois escondi o que eu escrevi para ela não copiar e sim tentar escrever sozinha. Decidido o que ela queria escrever fui falando as palavras para ela escutar o som e tentar reproduzir o som no papel.  Ufah,  deu trabalho mas ela ficou feliz com o resultado e eu já orgulhosa dela ter lembrado que o som "nh" são as letras NH mesmo tendo invertido as letras e mais orgulhosa ainda quando no final da lição ela diz: - Mãe, a professora sugeriu que você separe os livros com as letras que eu sei ler para quando eu quiser treinar ficar mais fácil. Depois que ela dormiu comecei a separar. Fiquei espantada como a maioria dos livros tem o texto impresso com essas letras que estou escrevendo e não com as que ensinamos para as crianças primeiro que são as maiúsculas do texto que escrevi da Isadora aí em cima. Por que? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário