segunda-feira, 18 de abril de 2011

El Efecto Galate

Sábado de manhã fomos no Masp assistir a apresentação do espetáculo "Collage: del museo al escenario" do grupo: El Efecto Galateo que é um coletivo especializado em arte-educação. Ficou conhecido pelo trabalho desenvolvido no Museu Reina Sofia, em Madri. No carro fui lembrando que o Martin nunca havia ido ao Masp e que a Isadora foi com a escola perguntei se ela lembrava. Ela diz: - Mãe, é muito chato a gente tem que ficar em silêncio, não pode correr e só pode ficar olhando os quadros!!! Não soube o que dizer além de: -  Mais para frente você vai gostar filha. O espetáculo foi em cima do palco do auditório. Começou com Paulo Portella Filho, Coordenador do Serviço Educativo do MASP falando sobre o projeto, os parceiros a companhia … Depois dessa falação ele foi para a projeção do desktop de um computador mostrar imagens de quadros e esculturas de Picasso, Miró, Calder... Confesso que fiquei meio apreensiva pois tinham várias crianças da idade do Martin que a atenção para esse tipo de coisa tem um limite curto. Ufa, essa parte acabou antes das formigas formigarem os bumbuns dos mais novos. Começa a apresentação e uma moça com uma vassoura na mão ia encontrando pelo ambiente pedaços de uma reprodução de uma escultura que ela ia montando. Fiquei pensando: Esse monte de criança acostumada com um alto grau de estímulos visuais de clube Pinguins e  joguinhos eletrônicos do I phone do pai vai aguentar esse ritmo  e essa linguagem quanto tempo? O tempo foi passando e as crianças continuavam atentas. Eu olhei para meu filho na primeira fileira e ele tinha os olhos vidrados no que via. Me surpreendi!!!! O trabalho do grupo é um trabalho de apresentações de obras de artistas consagrados numa linguagem em que incorporam à obra movimento, som e interação. Construindo no espectador uma relação mais profunda com a obra. Do meio para o fim do espetáculo, minha filha que estava sentada meio longe de mim veio caminhando na minha direção pensei – Aí vem ela… Será que ela esta gostando?  Ela senta no meu colo e diz – Mãe, você já achou qual trabalho o moço do começo não apresentou no computador?  Na apresentação prévia das obras, Paulo disse que faltou mostrar uma obra e que caberia a nós espectadores descobrir qual era. Fiquei feliz com a pergunta  pois me mostrou que Isadora estava associando o espetáculo às obras apresentadas no começo. E tentando descobrir qual delas ela nao tinha visto. Inclusive falou: - Será que não é a estrutura de Madeira? A que o grupo usou de cenário. Agora só falta eu ajudar a memoria das crianças e a minha vendo as obras novamente para o programa ser completo. Parabens e Obrigado
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário